Agora que já temos a estufa montada e o terreno pronto a cultivar, juntamente com a preciosa ajuda da professora Fernanda Barbosa de Física e Química, fizemos análises ao terreno.
As análises efectuadas permitiram-nos avaliar o terreno, desde a sua textura, ao seu teor em humidade, o pH, entre outros dados…
Antes das análises de laboratório foi preciso recolher amostras do terreno. As amostras foram recolhidas com uma sonda a uma profundidade de 20cm, para os dados serem mais precisos foram recolhidas amostras de seis locais diferentes, segundo um esquema de dois W.
As amostras de laboratório que já efectuamos foram a classificação da textura do terreno e o teor em humidade do terreno. Para efectuarmos a classificação da textura do terreno pesamos 200g de solo que colocamos num conjunto de crivos, e com estas observações concluímos que o solo é argilo-arenoso. Para determinamos o teor em humidade pesamos 284,50 e colocamos num goblé e posteriormente levamos este à estufa, durante uma hora, sujeito a altas temperaturas para a água evaporar, seguidamente pesamos o goblé (agora já sem água), e podemos concluir que o terreno é muito húmido, segundo o valor do teor em humidade 96,22%.
Contudo o nosso trabalho não está terminado...Iremos fazer ainda mais análises ao solo, mas para já ainda só efectuamos estas duas análises.
Junto anexamos as fotos de todo este processo e pedimos desculpa aos leitores pelo atraso nesta publicação!
Foi muito bom termos realizado este estudo ao solo da estufa, pois descobrimos a sua humidade e aprendemos um novo método.
ResponderEliminarQuero salientar as fotografias que estão excelentes.. Mostram claramente todo o trabalho que foi feito e, claro, tudo com a ajuda e companhia da nossa professora de Química.
Sofia
Na disciplina de Química fizemos análises ao terreno o que descobrimos a humidade do solo da estufa que é de 96,22%. Como a Sofia já referiu as fotografias mostram muito bem o trabalho realizado e a grande ajuda da nossa professora Fernanda Silva.
ResponderEliminarDalila Costa.
Como anteriormente agradecemos aos nossos colegas, ao prof. Dinis e aos proprietários do terreno, agora chegou a vez de também agradecermos à prof. Fernanda por se mostrar rapidamente disponível para a realização das análises ao solo. Foi uma ideia muito inteligente da parte da prof.,pois permitiu-nos tirar importantes e diversas conclusões. As fotografias ilustram muito bem todas as etapas realizadas na elaboração deste estudo.
ResponderEliminarBeatriz Lourenço
Para o projecto ter ainda mais interesse, estas análises só vieram ajudar. Além disso ficamos a conhecer melhor o tipo de terreno que estamos a trabalhar. Um pequeno projecto que se está a transformar num grande projecto e a ter cada vez mais pessoas mais envolvidas nele. Desta vez obrigada à nossa Professora Fernanda de Química.
ResponderEliminarMónica Fernandes
concordo com a Beatriz, realmente a professora de química e a sua rápida disponibilidade para nos ajudar foi muito boa.
ResponderEliminarsem ela não seria possível fazer estas analises.
OBRIGADA..
DanielaCastro
..
Concordo com tudo o que foi dito acima, maaaaas, por amor de deus, alguém me explique porque é que meteram aquela minha foto no final!!!!!
ResponderEliminarMuito obrigado professora Fernanda, pela ajuda e pela disponibilidade, mas não se livra de nós! Provavelmente vamos pedir ajuda de novo :D
Sergio´s Rules ;)
Foi sem dúvida uma excelente ideia da parte da nossa professora Fernanda fazer análises ao solo para ficarmos a par do tipo de solo que temos. Acho que o artigo está muito bom e as fotos mostram todo o trabalho que tivemos.
ResponderEliminarAgora é só manter o ritmo..
Sara
Concordo plenamente com o que o pessoal disse em cima. não tenho mais a dizer! As análises ao terreno foram muito importantes porque temos de saber as características do terreno para o poder trabalhar. Mas isto tudo graças à Prof. Fernanda, uma stora sempre disponível para nos ajudar.
ResponderEliminarTemos de continuar assim pessoal ;)
Soraia Fernandes
Esperamos que a horta nos traga mais vezes ligações à química!!
ResponderEliminarAna, Beatriz, David, Susana.