Salada de Música

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Grupo 3

Na semana anterior fizemos a renovação da nossa estufa! Começamos por retirar as alfaces que já não se encontravam em condições para consumo (estavam espigadas), levando cada um de nós, para casa, as que ainda estavam comestíveis.
Fig.1. Alfaces aproveitadas para consumo

Depois de retiradas as culturas, cavamos e fertilizamos o solo aproveitando a compostagem que já temos vindo a fazer desde o início do segundo período.  


   Fig.2. Compostagem para fertilizar o solo

Fig.3. Preparação do solo

                             Fig.4. Recolha da compostagem para a estufa


Depois do solo apto a cultura que seleccionamos para mais tarde colher foi a do feijão, devido ao seu rápido crescimento e porque é, quanto ao aspecto nutricional, muito bom, pois proporciona nutrientes essenciais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas (principalmente do complexo B), carboidratos e fibras. Todos estes nutrientes aparecem em quantias significativas a ponto de substituir os produtos animais logo é um alimento bastante importante na nossa alimentação. Para além disto o consumo em quantidades média a alta de feijão está associado à diminuição no desenvolvimento de doenças como o diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até mesmo neoplasias. Acredita-se que esse efeito benéfico do consumo do feijão é devido à presença de metabólitos secundários nesta leguminosa, os fitoquímicos, sendo os presentes em maiores concentrações os compostos fenólicos e os flavonóides.


 
                                   Fig.5. Sementeira de feijão

O nosso cartaz está também quase pronto e, por isso, pensamos coloca-lo no recinto escolar.
                               Fig.6. Finalização do cartaz

O nosso desejo para as próximas semana é que o feijão cresça rápido e com qualidade!!!