Salada de Música

sábado, 11 de dezembro de 2010

GRUPO 3 - A parte científica da nossa Horta

Agora que já temos a estufa montada e o terreno pronto a cultivar, juntamente com a preciosa ajuda da professora Fernanda Barbosa de Física e Química, fizemos análises ao terreno.
As análises efectuadas permitiram-nos avaliar o terreno, desde a sua textura, ao seu teor em humidade, o pH, entre outros dados…
Antes das análises de laboratório foi preciso recolher amostras do terreno. As amostras foram recolhidas com uma sonda a uma profundidade de 20cm, para os dados serem mais precisos foram recolhidas amostras de seis locais diferentes, segundo um esquema de dois W.
As amostras de laboratório que já efectuamos foram a classificação da textura do terreno e o teor em humidade do terreno. Para efectuarmos a classificação da textura do terreno pesamos 200g de solo que colocamos num conjunto de crivos, e com estas observações concluímos que o solo é argilo-arenoso. Para determinamos o teor em humidade pesamos 284,50 e colocamos num goblé e posteriormente levamos este à estufa, durante uma hora, sujeito a altas temperaturas para a água evaporar, seguidamente pesamos o goblé (agora já sem água), e podemos concluir que o terreno é muito húmido, segundo o valor do teor em humidade 96,22%.

Contudo o nosso trabalho não está terminado...Iremos fazer ainda mais análises ao solo, mas para já ainda só efectuamos estas duas análises. 
Junto anexamos as fotos de todo este processo e pedimos desculpa aos leitores pelo atraso nesta publicação!









Grupo 2

SEMENTEIRA

No passado dia 2 de Dezembro iniciamos a etapa mais importante de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver, a semeação.
Em primeiro lugar, foi necessário procurar cuvetes para iniciar a sementeira, colocando terra fertilizada e sementes de repolho e cenoura. A colocação das sementes foi um processo que exigiu um certo cuidado por parte dos semeadores, sendo colocada uma por uma em cada divisão.
O objectivo da sementeira em cuvetes é para, mais tarde, a podermos transplantar para o terreno da estufa.


Curiosidades:
Ao escolher repolho, prefira o que for bem pesado e firme. As folhas devem estar viçosas, rijas e sem rasgos. Além disso, o talo deve ser compacto e claro, pois estando mole e escuro indica um repolho já velho. É fonte de vitaminas A e C. O repolho branco é utilizado no combate à tuberculose.
Para se ter certeza de que a cenoura está fresca, prefira a que ainda tem folhagem verde. Quando fresca e de boa qualidade, a cenoura é firme, e a sua superfície está limpa e lisa, com cor alaranjado-vivo. Não compre uma cenoura que tenha partes verdes. Isso é sinal de que ficou exposta ao sol por muito tempo durante o crescimento, e essas partes têm gosto desagradável.